quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Você foge de si mesmo porque dá trabalho olhar para dentro de você.

 

 

Vivemos correndo em círculos, como se fossemos um rato correndo em uma roda giratória ou mesmo como um cachorro correndo atrás do próprio rabado, e mesmo percebendo isso não saímos desse ciclo porque sempre foi assim.

Nos habitamos a uma vida tão atarefada, que preferimos que seja assim, porque se pararmos por um instante, seremos obrigados a enxergar a realidade.

Mas qual é a realidade? O que você acredita que está vivendo, não é a realidade?

Eu não preciso falar do que é sutil, de uma dimensão que você não enxerga, ou que sua vida não é somente esta. Tampouco eu preciso falar de Deus para provar se você está enxergando a realidade ou não.

Para saber isso, basta que eu te faça uma pergunta, e que voce seja bastante sincera(o) consigo mesmo ao responde-la.

 

 

 Você está em paz consigo mesmo, e com as decisões que você vem tomando até agora?

Você está em paz com as consequências que estão sendo geradas através de tudo o que você faz e que inevitavelmente você terá que arcar com elas?

Você está em paz quando ouve qualquer pessoa sem que o barulho dos seus próprios pensamentos se sobreponha a voz de quem fala com você?

Você está em paz sobre tudo o que você vem fazendo para ser feliz?

Você está em paz quando não há nada para fazer e você tem que simplesmente relaxar?

Eu poderia continuar perguntando, indo até os confins do Universo para saber se você está em paz.

Mas essa é a pergunta que você deve se fazer para tudo na sua vida.

O que vou fazer? Como vou agir? Como vou reagir? Devo? Convém? Me trará paz o resultado disso?

Tem um versículo  na bíblia em Corintios 6.12 a onde apostolo Paulo fala: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.”

A resposta “mas nem tudo convém” simplesmente significa “mas nem todas as coisas são proveitosas”. O apóstolo não fez questão de proibir esse lema, mas apresentou uma interpretação cristã correta sobre ele.

 

O que tira a sua paz são as ilusões que você criou nessa falsa realidade. Quando você entende isso, tudo o que você acredita ser verdade desmorona. É ai que você não encontra outra saída, senão olhar para dentro de si mesmo.

Será mesmo que você acredita que tudo isso que você criou é a realidade? Ou tudo isso não é apenas uma desculpa para que você viva fugindo do que realmente deve ser feito em relação a sua vida?

Ainda que a realidade seja mera ilusão, ela está ai criada, parece verdadeira. Pois essa ilusão é a única coisa que te impede de se perder no vazio e na completude do que é realmente sentir, nem que seja por um instante, a verdadeira paz.

O olhar para dentro -Incomoda

O olhar para dentro- Fragiliza

O olhar para dentro – Amedronta.

Com base no Texto de Dim Costa Neto.

 

Nenhum comentário: