quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PORQUE NÃO RESISTIMOS AS TENTAÇÕES

Lendo alguns livros espiritas, especialmente aqueles que nos falam sobre a reforma intima me detive em uma frase dita pelo apostolo `Paulo de Tarso que retrata muito bem o tema acima.


Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Paulo de Tarso – Romanos, 7:19.

Muitos de nós tentamos parar de fumar, de beber, fechar a boca para emagrecer,ter pensamentos improprios ou lasivos em demasia, etc, mas o conseguimos por um periodo curto de tempo, pois logo nos deixamos vencer pela nossa vontade e acabamos fazendo tudo novamente , e muitas vezes com uma intensidade muitas vezes maior do que antes. Ai me pergunto : Porque não conseguimos cumprir com as determinações a que nos propusemos? Porque nos deixamos ser tomados por uma vontade de retornarmos a aquilo que esta nós prejudicando?.Por que ainda não nos achamos preparados para enfrentarmos cara a cara o nosso proprio “Eu “ interior.Porque nos achamos fracos.Porque não nos gostamos como deveriamos.

Posso falar ´por mim mesmo.Fumei durante mais de trinta anos e por diversas vezes tentei parar mas não conseguia ficar muito tempo sem o vicio.O maior tempo que fiquei sem fumar foi por nove meses, mas bastou um deslize de minha parte para voltar a fumar.Hoje, já estou a quase dois anos sem colocar um cigarro se quer na boca ,pois fortaleci a minha força de vontade além do que não me deixo levar mais pelas influenciações ,pois comecei a gostar mais de mim.Estou em processo de aprendizado. Estou procurando me conhecer um pouco mais, para continuar a me fortalecer e vencer outras deficiencias que tenho.Mas tudo tem o seu tempo certo para acontecer.Por isso temos que nos preparar.Temos que continuar tentando.

Uma observação que li é que não damos o devido valor as pequenas conquistas que conseguimos e por conseguinte permitimo-nos a expansão dos sentimentos de impotencia e de menosprezo aos esforços ja aplicados por nós mesmos.Devemos sempre nos questionar “O que estou fazendo para a minha melhora?.Termos noção claras sobre as nossas conquistas interiores, mesmo que poucas expressivas, é motivo de muita alegria e de motivação mental para darmos prosseguimento as nossas tentativas de fazermos o que é realmente correto .

A única certeza que temos de que estamos fazendo algo a nosso favor, em nos conhecermos a fundo ,é a continuidade que damos aos nossos projetos de reforma interior.Os obstaculos que aparecerão a nossa frente serão muitos e não devemos esperar por facilidades,mas sim termos a coragem e o otimismo necessário para vencermos os desafios que aparecerão. “

“Nossas conquistas não podem ser edificadas na calmaria. Nossas virtudes não florescerão sem os golpes da dor que dilacera arestas e poda os espinhos da imperfeição.”-do livro Reforma Intima sem martirio-Wanderlei S. de Oliveira.