sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2010-ANO DE RENASCER OUTRA PESSOA

Faltam apenas alguns dias- 6 dias,para ser mais exato, para iniciar um novo ano.Todos nós fazemos um cem numeros de promessas para o ano que se inicia.Mas de que adianta fazermos tantas promessas se não conseguimos cumprir nem 1/4 delas.Porque isso acontece?Excesso de promessas ?Falta de oportunidade ou de vontade para coloca-las em prática?Ou a ansiedade excessiva em querer tudo de uma só vez?.Muitos são os obstáculos que encontramos a nossa frente.Mas poucos são aqueles que realmente se predispoem a enfrentá-los.A terem coragem de seguir em frente, de transpor esse obstáculos, tirando as lições necessárias que eles nos trazem.Os obstáculos serão incessantes até o fim da existência, não nos competindo nutrir expectativas com facilidades mas sim a coragem e o otimismo indispensáveis para vencer um desafio após o outro.


Neste ano que se inicia, renasça como uma nova pessoa.O primeiro dia do ano é o começo de todas as coisas, é o momento mais propício à renovação da vida.Seja corajoso,perspicaz, pois somente aqueles que são corajosos e perspicazes conseguem a disposição para realizarem as mudanças e lançarem-se a uma nova vida.Mas vá realizando uma coisa de cada vez, pois se pretender dar uma passada maior do que consegues tudo desabará.

Inicie este ano que vem , procurando se conhecer mais;se amar mais.Busque o aprimoramento de si mesmo.Esta deve ser a primeira promessa a ser seguida, pois ela é o seu maior desafio: O encontro consigo mesmo.Faça com que essa nova pessoa nasça de dentro de voce, através da aceitação,da renovação, da transformação dessa velha pessoa que ai esta , agora com voce -que é você.Não eliminamos nada do que fomos um dia,transformamos para melhor. Ao invés de ser contra o que voce é, aprenda a ter uma relação pacífica de aceitação sem conformismo a fim de fazer dessa “velha pessoa” um grande aliado no teu aperfeiçoamento.

No livro Reforma Intima sem martírio de Wanderlei S. de Souza nos diz o seguinte :

“Nossas imperfeições são balizas demarcatórias do que devemos evitar, são um aprendizado que pode ser aproveitado para avançarmos. A postura de “ser contra” o passado é um processo de negação do que fomos,do qual ea astúcia do orgulho aproveita para encobrir com ilusões acerca de nossa personalidade.As Imperfeições são nosso patrimônio.Elas serão transformadas, jamais exterminadas.Interiorização é aprender a convivência pacífica e amorável com nossas mazelas. É aprender a conviver consigo mesmo através de incursões educativas ao mundo íntimo, treinando o auto-amor,aprendendo a gostar de si próprio, para amar tudo que existe entorno de nossos passos.Enquanto usarmos de crueldade com nosso passado de erros não o conquistaremos em definitivo. A adoção de comportamentos radicais de violentação desenvolve o superficialismo dos estereótipos e a angústia da melhora – estados interiores improdutivos para a aquisição da consciência no autoconhecimento e no autotriunfo.Interiorização é conquistar nossa “sombra”,elevando-a à condição de luz do bem para a qual fomos criados.Portanto, esse adversário interior deve se tornar nosso grande aliado, sendo amavelmente “doutrinado” para servir ao luminoso ideal do homem lúcido e integral para o qual, inevitavelmente,todos caminhamos.”


Que neste ano de 2010 esta tua disposição de mudar a si proprio seja a tua bandeira, pois somente assim conseguirás as demais coisa que tanto almejas e que são as mais faceis de se conseguir.



SOMOS O QUE PENSAMOS!!SOMOS O QUE CRITICAMOS NOS OUTROS

No Universo tudo é vida e transformação. Leis imutáveis regem a harmonia através do regime de unidade. A vida do homem em sociedade, submetida a essas leis naturais, respira nesse engenho divino que destina os seres à evolução. A ordem que preside tais fenômenos é regida por princípios de atração e repulsão que esculpem pouco a pouco, os valores morais dignificadores da vida interpessoal.


“Semelhante atrai semelhante,” e “opostos se retraem”.

O pensamento é força energética com cargas vigorosas, e o sentimento dá-lhe qualidade e vida tornando o psiquismo humano o piso de formação dos ambientes em todo lugar.

Tomando por comparação as teias dos aracnídeos,criadas para capturar alimento e se defenderem,a mente humana, de modo similar, tem seu campo mental de absorção e defesa estabelecido pelo teor de sua “radiação moral”: São as psicosferas. Quanto mais moralizado é cria-se o “circuito de imunidade da aura”, preserva o homem das agressões naturais de seu “ecopsiquismo” e seleciona o alimento mental vitalizador do equilíbrio de todo o cosmo biopsíquico.

O estudo da formação das psicosferas explica a razão de muitas sensações e incômodos,claramente percebidos pelas criaturas na rotina de seus afazeres junto aos ambientes da convivência social. Enxaquecas repentinas, náuseas, falta de oxigenação, tonturas, alterações de humor instântâneas, alterações no bem-estar íntimo sem razões plausíveis, irritações ocasionais sem motivos, sentimentos de agressividade, ansiedade e tristeza súbita, indisposição contra alguém sem ocorrências que justifiquem; eis alguns episódios que podem ter origem na natureza psíquica dos ambientes.

Evidentemente, os locais de nossa movimentação serão sempre o resultado da soma geral das criações que neles imprimimos, colhendo dessa semeadura somente os frutos que guardem semelhança com a qualidade das sementes que espalhamos. Dessa forma,alguns descuidos da conduta ensejam romper com as“teias mentais defensivas” em razão da natureza de nossas ações.

Nesse sentido, faz-se necessário destacar que a palavra mal conduzida tem sido uma das mais freqüentes formas de fragilizar nosso sossego interior. Através dela temos permitido uma ligação quase permanente, pela lei da associação mental,com os “campos de nutrição e defesa” alheios,criando uma espécie de “comunidade de vínculos” na qual encarceramo-nos a honerosos desgastes voluntários, quais os citados acima. Basta imaginar várias teias de aranha se encontrando nas extremidades formando o enorme “manto”... Assim passam a ser elos de contato e abertura a toda espécie de seres que se movimentem naquelas faixas nas quais sintonizamos.

Tudo isso pela invigilância em acentuar os aspectos sombrios dos outros e do meio, passando a partilhar na intimidade daquela inferioridade que destacamos fora de nós.

Vemos, freqüentemente, pessoas preocupadas com o mal que o outro pode lhe fazer, temerosas com os “olhos gordos” que lhes infundem fantasias místicas e sentimentos inferiores em relação a alguém,entretanto, ignoram que seu grande inimigo, seu grande oponente são elas próprias, através dos comportamento pelos quais atraem o mal a si mesmos.

Somos sempre os únicos responsáveis por nós.

O homem na Terra encontra-se tão habituado a denegrir o outro que não é capaz de avaliar o mal que faz a si com essa atitude. No entanto, na medida em que busca sua transformação, afeiçoa-se a conduzir sua palavra mais nobremente em relação ao próximo e a tudo que o cerca. Somente então, quando inicia o programa de disciplina, consegue aquilatar com mais sensibilidade o quanto custa em seu desfavor o descuido com o verbo edificante.

Essa necessidade humana de destacar o mal alheio encobre, quase sempre, o desejo de rebaixar o outro e causar-nos a ilusória sensação de superioridade, uma “maquinação” milenar do orgulho nos recessos da mente. Para nos referirmos ao mal alheio sem causar prejuízos a nós próprios,parecemos antes proceder a uma análise da natureza das emoções e intenções que nos conduzem a agir dessa forma. O que necessitamos aprender é sondar os nossos sentimentos quando falamos de alguém, o que está na nossa vida afetiva quando mencionamos o outro. Somente assim conheceremos melhor nossas reais motivações e teremos condições para empreender mudanças de posturas eficazes, que manterão nosso campo espiritual defendido das cargas enfermiças daquilo que não nos pertence.

Recordemos que os ambientes são o espelho do que somos. Se já percebemos o quanto é pernicioso o hábito de criticar por criticar, de julgar com inflexibilidade, de mentir sobre os atos dos outros ou ainda de difamar a vida alheia, então façamos uma pausa para entender as causas de nossas ações,perguntando ao tribunal da consciência a verdadeira razão pela qual ainda tomamos essas atitudes. Por que temos essas necessidades? Por que alguém é sempre alvo de nossos comentários deprimentes? Por que alguém nos incomoda tanto? Que posso fazer para amanhã não agir da mesma maneira?Além disso, ore sempre nos círculos de trânsito por onde, iluminando tua aura e fortalecendo tuas defesas contra as “teias mentais” daqueles que também agem nas trilhas ferinas da palavra áspera e malfazeja.

Quando vemos os defeitos alheios, mas nos prestamos a tratá-los com real fraternidade e compreensão, aderindo expontaneamente ao hábito de destacar-lhes também o “lado positivo” que possuem,candidatamo-nos a ser os “Samaritanos” da vida no socorro às doenças alheias, imunizando-nos dos infelizes reflexos que decorrem das ações às quais,muitas vezes, adotamos contra nós mesmos, na condição de juízes e sensores implacáveis da conduta do próximo. A indulgência cria focos de atração e interesse, fazem as pessoas sentirem-se calmas e bem quistas ao nosso lado, elevando-nos o “astral emocional” para viverem mais felizes.

Zelemos pelos nossos ambientes tornando-os saudáveis e agradáveis para conviver. Otimismo incondicional, vibrações positivas sempre,tolerância construtiva, cativar laços, o hábito contínuo da oração, sorrir sempre, expressar alegria e humor contagiantes, dar pouca ou nenhuma importância aos reclames e pessimismo dos outros,guardar a certeza de que ninguém pode nos prejudicar além de nós mesmos, querer o bem alheio,essas são algumas formas para a edificação de psicosferas ricas de saúde e paz, medidas salvadoras de asseio espiritual que eliminarão expressiva soma de problemas voluntários, dos quais podemos nos ver livres, desde que realmente desejemos.

Texto tirado do livro:Reforma Intima sem martirio-Wanderlei S. de Oliveira-pg194-item29