sexta-feira, 17 de abril de 2009

É APEGADO AOS BENS MATERIAIS? PORQUE?

É devido ao apego que cultivamos na nossa vida e na nossa sociedade que sofremos com cada separação, seja esta entre pessoas, situações ou objetos materiais.

O apego que cultivamos com aquilo que vamos acumulando no sótão das nossas casas, assim como no sótão das nossas mentes... o apego que cultivamos com as vidas que trazemos ao mundo na forma de filhos e filhas, de quem nos achamos "donos"... o apego que cultivamos com aqueles que nos são queridos, achando que estaremos bem apenas enquanto partilharem as suas vidas conosco... apego que cultivamos com as nossas zonas de conforto, sejam elas físicas, emocionais ou mentais.

O ser humano de uma forma geral é apegado a tudo que o rodeia.Pelo seu egoísmo exagerado, ele não admite compartilhar os seus bens materiais , os seus filhos com outras pessoas.Mal sabem elas que quando morrerem, ou partirem desta para outra, não levarão do que angariaram aqui , muito menos seus filhos. Esquecem que agindo assim , somente estão trazendo para si , sofrimento, dor .

Quando a mais de 2000 anos atrás respondeu a uma pergunta de um rico sobre o que ele tinha que fazer para conseguir a vida eterna, Cristo lhe falou " vá e vende tudo e me segue ".Nesta palavras Cristo quis testar até que ponto esse rico era desapegado de seus bens materiais. Cristo nunca falou que as pessoas deveriam se desfazer de sua fortuna, de seus bens ,mas sim que não os colocassem em primeiro lugar , pois estes seriam sempre corroídos pelas traças e roubados pelos ladrões, mas que se apegassem a sua elevação moral pois esse bem , nenhuma traça correiria e nem os ladrões as roubaria.

Claro que temos bens que nos trazem lembranças, que se tornam importantes para nós, desses não nos desfazemos , mas também não os colocamos em primeiro lugar em nossas vidas a ponto de morremos por eles.

Reflitamos sobre essa questão e verifiquemos o quanto ainda somos apegados. O quanto ainda somos egoísta. E procuremos se não retirar esses sentimentos de nosso interior , pelo menos minimizá-los dentro de nós mesmos.