domingo, 19 de junho de 2011

AQUELE QUE SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO E AQUELE QUE SE REBAIXAR SERÁ ELEVADO

A insensatez humana é a mesma sempre e em todos os lugares, e não importa o que sejamos hoje,pois o amanhã pode nos tirar o que pareciamos possuir e nos restituir à verdade de nossa insignificancia.

Lembremos de quantos imperios tão grandes ou até maiores que já existiam sobre a terra e que ,hoje , não passam de lendas e histórias de conquistas e glórias que se perdem no tempo.Assim são os homens.Pequenos caniços atirados pela brisa para um lado ou para o outro.E dentre nósm a quem pertencerá a culpa de ter se achado poderosa figueira quando não passava de simples graveto?Certamente que não é a Deus que se deve culpar.Nós nos iludimos, nos deixamos levar pelas vaidades e pelo desejo de poder.como se isso passasse a fazer parte de nossa personalidadem ,quando , em realidade,as coisas não são assim.Nossa personalidade se revela em dois momentos.

O primeiro deles é quando somos guindados à condição de liderança,seja por termos recebido o mando ou o dinheiro, o que nos permite arroubos maiores,posturas de direção e de comando.Nessas horas, os que se pensavam humildes e pacificos, muitas vezes se revelam arrogantes e belicosos,lutadores para manterem sus privilégios a qualquer preço, mesmo o da violência física e da coerção moral.

Abandonamos a postura da obediência e vestem a toga da autoridade com a qual pretendem escravizar os outros,indo à forra de todas as frustações que tiveram de engolir no periodo em que eram um “nada”,no meio dos outros “nadas”.

Agora que subiram de posição,sentem prazer em humilhar os outros para dizer-lhes, com isso ,que continuam “nadas”, mas que eles ao contrário,subiram de posto , passando a ser-lhes superior.

Essa é a primeira ocasião em que o homem tem a sua essência revelada, quando deixa o anonimato e recebe as luzes do poder, qualquer que seja o tipo de mando ou realce que lhe chegue às mãos.

O segundo momento em que a personalidade humana se revela é quando aqule que detinha o poder ou as vantagens da vida faustosa e regalada perde tais beneficios e se vê projetado no abismo do anonimato,passando a ombrear-se com os pobres ou miseraveis,com os nadas,como são considerados os deserdados da sorte ou dos favores.

Também nessa hora, a nossa personalidade aflora no comportamento rebelde,envergonhado,derrotado e deprimido,muitas vezes autodestrutivo.Creio que se o primeiro momento leva o homem do anonimato para a glória, empolgando-o com a sedução perigosa do brilho fácil, a segunda experîência afeta mais profundamente o ânimo da criatura porque ela perde as vantagens que acreditava serem suas por toda a eternidade e regressa à massa disforme dos despossuidos.

Assim,ver-se humilhado dói muito.Ao passo que com aquele que recebe o farfdo dificil do poder, em seu íntimo se dá o oposto,com a exaltação da sua personalidade.Neste, o homem precisa ter sabedoria para não se empolgar,Naquele,deve ter coragem para suportar a vergonha com resignação.

É por isso que só sabemos quem somos, quando passamos por estas duas fases da vida.

Quantos homens altivos e lutadores para conquistar o poder,são verdadeiras crianças quando são alijados de suas conquistas.

Ter sabedoria para subir e coragem para enfrentar as quedas representa desenvolver no íntimo as qualidades morais que são importantes para a nossa melhoria defintiva.

Não basta ter equilibrio para mandar.É indispensável ter coragem e resignação para encarar com naturalidade as quedas pois elas não são quedas espirituais.São reveses materiais que podem elevar o espirito que as aceita com equilibrio também.


tirado do livro: “O Amor Jamais Te Esquece” – de André Luiz Ruiz pelo Espirito de Lucius.