sábado, 13 de agosto de 2016

Qual Espiritismo praticamos ? Por fora ou por dentro?

Muitos de nós  que  nos  dizemos  espiritas e que trabalhamos em casas espiritas , sejam elas kardecistas ou umbandistas, que adquirimos conhecimento sobre como auxiliarmos  os nossos  irmão de caminhada ,praticamos o chamado Espiritismo por fora. Por que  digo isso ? vejamos uma excelente explicação que encontrei lendo o livro Quem sabe pode muito , quem ama pode  mais  do Wanderlei  de Oliveira, mencionado por Dna.Modesta,:
“ Espiritismo por fora  é o Espiritismo que vivemos para os outros.As tarefas de amor ao próximo. O Espiritismo de pose, exterior.Deixar de comer carne,não frequentar certos  ambientes,utilizar voz mansa, esbanjar conhecimento doutrinário e aparentar algo que não se é. É o Espiritismo cerebral distante de senti-lo no reino do coração. O Espiritismo que movimenta muito para fora nas atividades diversas sem provocar o trabalho autêntico na mudança interior.”Nem todo o que me diz: Senhor,Senhor! entrará no reino dos céus…”(Mateus,7:21)”
Ou seja , enquanto não tivermos efetivamente a doutrina  em nosso coração  não conseguiremos a felicidade tão procurada. Não conseguiremos  superar as nossas  lutas e problemas  que sempre nos  aparecem.
Um dos grandes problemas de todas as casas  espiritas, umbandistas é que nós trabalhadores  desta seara  temos  receio de  falar sobre nós mesmos. Sobre tudo o que nos  aflige, nos  incomoda. Preocupamo-nos  em estudar a doutrina e somente. Somos  muito hipocritas, pois fingimos que nos preocupamos com o nosso proximo,   mas estamos preocupados, mesmo ,é com o nosso umbingo. Em sermos melhores que os  outros, pois temos o conhecimento, somos mais velhos  de casa, etc.
Vejam o que fala Dna.Modesta neste mesmo  livro a respeito“……Se a doutrina estivesse,legitimamente, em nosso íntimo,seríamos pessoas mais felizes e menos acostumadas com a idéia de sofrer para pagar.Seríamos autênticos,sem receio de falar de nós.Nossas casas espiritas,além de estudos da Doutrina Espírita, teriam estudos de si mesmo como grupos abertos e dispotos a se comunicarem com mais transparencia. A hipocresia seria banida de vez das nossas hostes.Os lideres espiritas seriam mais unidos e o movimento seria mais forte.” 
Reflitamos a respeito …….  e tenhamos  a força necessária  para nos encontrarmos em nós mesmos. Que possamos nos  auto auxiliar dentros dos centros que frequentamos. Procuremos falar  mais  sobre  aquilo que  nos  preocupa , que muitas  vezes nos deixa temerosos , pois  juntos todos nós  nos ajudaremos a conseguir construir o caminho para a nossa reforma  interior.