quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

sala do dia 07/01/09

O tema da sala hoje foi " VOCÊ DARIA UMA OPORTUNIDADE A UM PRESIDIÁRIO INDEPENDENTE DA PENA DELE?.Um tema muito complexo que deve ser analisado por diversos focos.Apesar do tema especificar que independe o tipo de pena, as pessoas foram categorias em afirmar que sendo o presidiário estuprador , assassino , pedófilo , ou seja criminoso de alta periculosidade , elas não dariam nenhuma oportunidade, visto que na opinião quase geral " Quem faz uma vez fará outras ".
Agora,independente de qualquer coisa, se cada um de nós nos colocarmos no lugar de qualquer de um desses presidiários , não quereríamos que nos fossem dadas uma oportunidade? Uma das participantes relatou que ela concedeu uma oportunidade a uma pessoa que havia cumprido pena,pessoa essa que era considerada perigosa ,em seu restaurante.Conforme ela , essa pessoa através do trabalho desenvolvido e do seu próprio procedimento , mereceu a sua confiança.
Pergunto novamente , se o grande Pai nos concede oportunidades mil de nos redimirmos, porque não podemos agir da mesma forma?Todos temos o nosso livre arbítrio, se concedemos oportunidades e elas não são aproveitadas , seremos os próprios juizes de nossos atos.

SALA DIA 06/01/09

O tema de nossa sala de hoje foi "QUANDO JULGAR ALGUÉM OU UM FATO É ERRADO ?.
Conforme as opiniões média dos participantes da sala, somente devemos julgar , e mesmo assim com algumas ressalvas,visto que em algumas ocasiões não nos mantemos imparciais, quando conhecemos os dois lados da moeda.Mas o que mais acontece é que sempre fazemos um Pré-Julgamento tanto das pessoas quanto dos fatos , mesmo antes de conhecermos a versão dos lados.
Há uma frase que define muito bem:

"Não julgue ninguém pelo primeiro olhar. Aprofunda tua visão e observe com o coração, pois do contrário, perderá mais uma oportunidade de enxergar o universo novo, e maravilhoso, que existe dentro de cada ser.”

Geralmente quando pré- julgamos as pessoas estamos vendo nelas as nossas próprias falhas , as quais não vemos que temos , muitas vezes devido ao nosso orgulho. Como bem disse Cristo a mais de 2000 anos " Tire primeiro a trave de seus olhos antes de querer tirar a dos olhos do seu irmão " e " Não julgueis para não serdes julgados".

Portanto antes de procedermos um julgamento de alguem, devemos primeiramente julgarmos a nós mesmos para ai sim termos condições morais de julgarmos e tecermos comentarios sobre as atitudes dos outros.