terça-feira, 2 de dezembro de 2008

02/12/08

Hoje, 22/12 , propusemos o tema sobre :COMO VC REAGE SENDO E/OU VENDO UMA PESSOA SER DISCRIMINADA.
Primeiramente o que é Discriminação.Conforme o Aurélio:É o ato ou efeito de discriminar.É o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais,raciais, etc. E Preconceito é uma ideia pré concebida, uma intolerância a outras raças, religões.

Podemos depreender que Discriminação decorre do Preconceito, fazendo com que determinados segmentos ,grupos, ou atividades sejam estigmatizados e excluídos destes segmentos .
Na nossa Constituição há o artigo 5ª que proíbe diferenças de credo, raças, sexo,idade, etc e de critérios na admissão de cidadões nas empresas, sejam publicas ou privadas.

Uma das formas mas exdruxulas de discriminação é a da idade . As pessoas que chegam na faixa dos seus 45 anos não servem mais para trabalharem,são excluídas do processo de admissão da maioria das empresas. Esquecem que as pessoas dessas idade tem muito mais a oferecer , pois adquiriram conhecimento profissional além do conhecimento de vida , que podem auxiliar muito as empresas , assim como aos novos funcionários, passando os seus conhecimentos.São pessoas que se analisarmos o custo x beneficio , valem a pena as empresas terem essa mão de obra tão qualificada.

Algumas pessoas acham , conforme foi falado na sala, que o que gera a discriminação seja o poder que as pessoas julgam ter.Muitas pessoas por terem dinheiro e bens materias se julgam acima do bem e do mal; se julgam superiores em tudo ou quase tudo, e por esse motivo se acham no direito de discriminarem aqueles que não tenham as mesmas " Qualidades" e ou bens que eles tem.São pessoas orgulhosa , egoísta ao extremo. Mas esquecem que todos somos iguais. Todos iremos para a mesma morada, a 7 palmos da em baixo da terra .Que desta vida não levaremos absolutamente nada de bens materiais, mas sim aquilo que conseguimos de elevação moral , cultural e dos atos que praticamos .E aqueles que nada disso conseguiram com certeza terão de enfrentar a sua própria consciência perante a justiça Divina.

Como bem disse a máxima que nos foi deixada "NÃO FAZAIS AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO QUERIAS QUE TE FAÇAM ".




01/12/08

Nossa a sala hoje quase explodiu de tanta gente( quase 40 pessoas) para falarem ou escreverem sobre o tema que foi sobre ;COMO VC LEVA A VIDA ; SE LAMENTANDO OU SORRINDO.
Existem dois tipos de pessoas ; aquelas que somente se lamentam, vivem se queixando , reclamando, etc de tudo o que lhes acontece na vida.Só sabem ver as coisas sob uma pespectiva escura, sem solução a curto ou longo prazo .Para pessoas assim a vida realmente só irá refletir aquilo que elas veêm e falam.Nada para elas dará certo enquanto não alterarem o seu modo de pensar ( alterar as suas vibrações ).Enquanto não equilibrarem o seu proprio EU.
As pessoas mesmo passando por uma serie de dificuldades conseguem manter as suas vibrações em um nível alto , sem ficarem reclamando , lamentando, etc conseguem resolver essas dificuldades muito mais rapído do que aquelas que fazem ao contrario. São pessoas que transmitem alegria, otimismo, força de vontade de vencer, perseverancia, etc. São pessoas que nos fazem enxergar a vida e as soluções dos problemas sobre outro prisma.
Recentemente li um livro-Forro no Umbral de Saara Nousiainen- a onde continha outros contos e achei interessante um chamado "Caminhos do Cosmo", que retrata muito bem o tema colocado na sala dad tarde de hoje :
"

Sonhei que andava por uma estrada iluminada pelo luar.Um pouco mais adiante dois vultos chamaram-me atenção . Apressei meus passos alcançando-os e quase soltei um grito pela estranheza da cena.

Eram dois homens tão parecidos que pensei tratar-se de irmãos gêmeos. Ambos altos e magros caminhavam com os pés descalços. O primeiro vestia-se com roupas claras, trazendo ás costas um grande saco de cor rosa, pintado com flores de variadas matizes. Seu passo era leve e sua fisionomia irradiava paz. Como a marcar o ritmo dos passos, ia assoviando alegremente.

O outro se vestia de preto aparentando grande sofrimento. Ás costas trazia uma cruz tecida de penas negras, gemia baixinho e, vez por outra uma lágrima lhe escorria pelo rosto macerado.Seus passos eram lentos e trôpegos e podia-se dizer que ele não caminhava : arrastava-se.

O significado desse sonho é que esses homens simbolizam a humanidade em geral.

Na terra cada pessoa carrega suas penas.Muitas das pessoas que não aceitam os desígnios superiores, acabam fabricando com essas penas as próprias cruzes que vão arrastando vida a fora.Para esse tipo de pessoa o sol não brilha nem aquece, e as flores não possuem perfume nem cor.Arrastam-se sob esse peso, encontrando certa satisfação na piedade que despertam nos outros e em si mesmos.Damos exemplos: nunca observastes o que ocorre quando duas pessoas desse tipo se encontram?Após os cumprimentos de praxe vem sempre a indagação habitual; O que há de novo, ou como vai ?a resposta quase sempre é mais ou menos assim: “ É...vou indo como Deus quer.... imagine que...”. Daí em diante o que se ouve é um rosário de queixas e lamentações, cada qual procurando superar o outro em volume e intensidade de problemas e sofrimento. Claro que existem muitas pessoas que carregam cruzes realmente pesadas e difíceis, mas essas geralmente são as que nem reclamam.

O homem que carrega o saco pintado de flores simboliza as pessoas de bom senso, criaturas amadurecidas que não necessitam de atenção dos outros para preencher seus vazios. Não precisam da piedade alheia nem da própria. Assim, envolvem suas penas num saco de cores alegres, vestem-se com tons claros do otimismo e da confiança e caminham cantando....ou assoviando. Seu fardo torna-se realmente, mas leve, porque esse tipo de vibração atrai forças semelhantes que as ajudam no esforço da caminhada. São pessoas que não desperdiçam energias em lamentações e queixas desnecessárias. Essas pessoas procuram inteligentemente valorizar as coisas positivas da vida e ignorar ou não dar atenção às negativas quando não tem condições de transformá-las em positivas. São criaturas que, pela lei dos semelhantes, atraem o que é bom, belo e agradável. Como seus olhos nãos se encontram vendados pelo negro véu da auto-piedade , conseguem perceber as belezas que os cercam, vendo a vida com outros olhos. "

Reflitamos sobre esse texto e entendamos que os nossos problemas , o nosso contato com as demais pessoas ,se tornaram mais fáceis quando conseguirmos olhá-los com alegria no coração.com otimismo, sem lamentações, reclamações, etc.