domingo, 1 de novembro de 2015

PODEMOS PLANEJAR O NOSSO FUTURO?

Em que  nos  baseamos  para planejarmos  o nosso futuro? Provavelmente  em todas as coisas que desejaríamos que nos acontecessem. Mas pergunto, de onde provem esse desejo? Esses desejos provem de nossas fontes de insatisfações e de frustações que colhemos  ao longo de nossas  vidas.
Bom para podermos planejar  o nosso futuro devemos fazê-lo como se estivemos para  realizar  uma viagem.

Em primeiro lugar  devemos  reflexionar em tudo o que  vivemos até o presente  momento, as  pessoas com as quais  nos relacionamos e as  experiências que  atraímos, pois  tudo isso foi programado por  nós mesmos. Essa programação fazemos  em virtude de nossas crenças e atitudes , pois elas  é que determinam os fatos de nossa  vida. Sempre  foi e sempre será assim.

Nós somos  os únicos responsáveis pelo que nos  acontece.

Por  mais  boa vontade e intenção  que tenhamos , tenha a certeza que não foi bem isso que tivemos.

Nosso relacionamento familiar não foi satisfatório; a nossa esposa, companheira foi ingrata e  maldosa; os  filhos não nos deram as alegrias que esperávamos, os negócios não nos realizaram profissionalmente ; Ainda  temos  dentro de nós  mágoas , ressentimentos e frustrações desse envolvimento. Riscamos o amor de nossas  vidas , para não nos aborrecermos  mais. Porém a  solidão não basta e há momentos  que sentimos vontade de voltar  a amar de novo. Mas  ai  nos controlamos e  pensamos : Não vou passar por tudo aquilo outra vez.
Sempre acreditamos no amor e perdemos, na bondade e temos  ingratidão, estudamos , trabalhamos ,mas  não nos realizamos porque não produzimos nada  de útil que  nos dê satisfação.

Se houvéssemos  mesmo acreditado no amor , teríamos obtido amor; se houvéssemos agido com bondade teríamos atraído amizade; se tivéssemos valorizado o nosso trabalho, teríamos nos realizado. Pensamos em ter esses sentimentos, porém  nossas atitudes eram sempre opostas a eles. Chamávamos  o Egoísmo de amor , a pieguice de bondade,   trabalho de meio de vida. A vida, nos responde de acordo com o que damos  a ela. Pensar que é e que se esta fazendo  , só serve para  mascarar a verdade.

Não sabemos  amar de outra forma. Somos  ciumentos e manipuladores. Pensamos que  a nossa companheira, esposa, namorada tem que  fazer tudo do nosso jeito.

Pensamos que  dar esmolas a alguém que  precisa e sentirmos pena  é   um  gesto de bondade nossa. Ter pena não é bondade. É julgar que as pessoas a que damos esmolas são incapazes. É pensar que somos melhores do que ela. Nunca percebemos isso? A esmola pode satisfazer  nossa vaidade, mas raramente ajuda. Ai perguntamos:  Então o que é ajudar aquele que  precisa?

É levantar a pessoa e fazê-la perceber que ela é capaz. É fazê-lo descobrir seu lado bom, é motivá-la a buscar algo melhor.

E com relação ao trabalho é errado encará-lo como um meio de vida?

Não. Ele é um meio de vida. Mas não é apenas isso. É através do trabalho que descobrimos as leis da natureza, desenvolvemos a nossa criatividade, aprendemos a nos relacionarmos com os valores e com as  pessoas. Ninguém chega a sabedoria sem haver valorizado o trabalho.

Procuremos meditar sobre  tudo isso que  falamos acima. Procuremos ouvir nossa sentimentos, prestar atenção aos nossos pensamentos, sejamos verdadeiros. Estudemos nosso comportamento.

Uma  maneira de fazermos  isso é  irmos  a  um lugar sossegado, tranquilo e nos isolarmos a fim de que possamos  meditar . Revermos  a nossa  vida com muita  atenção . Procuramos os nossos  ponto fracos  e, achando-os procurarmos vivenciá-los  de maneira que possamos consolidar esses pontos  fracos em pontos  fortes.

Quando não conseguimos  fazer essa  reflexão e aplicarmo-la aqui  na  terra  a fazemos impreterivelmente no mundo espiritual. Pois somente  lá escolheremos as situações que  devemos  passar em nosso retorno ao corpo carnal, para podermos vivenciar os valores que desejamos consolidar. Dessa maneira estamos planejando o nosso futuro. E em muitos casos escolhemos ou uma vida de dificuldades  a onde teremos  de conquistar cada  sucesso  mediante  aos  nossos  próprios esforços, ou uma em que  voltaremos   cheia de dinheiro   e conforto ,  a fim de sabermos  fazer bom uso dele.

Texto interpretado do livro "Contos do dia a dia "-de Zibia Gasparetto