segunda-feira, 1 de julho de 2013

A JUSTIÇA DE DEUS

….. Porque existem pessoas  boas  e  más?Porque encontramos no mundo pessoas santificadas, desprendidas, que se mobilizam em favor do amor  e da caridade  em nome do Cristo, ao lado de celerados e criaturas  insensíveis?Porque existem pessoas  boas  que sofrem , enquanto outros , voltadas  a brutalidade e à  maldade,tudo corre bem?Porque  alguns  são infelizes enquanto outros são afortunados?Porque alguns  nascem portadores de doenças congênitas,prostrados no leito de dor por uma existência completa,enquanto outros são privilegiados com físico e beleza de Apolo?Porque alguns possuem a riqueza material,nascendo em berço de ouro,enquanto outros nascem em favelas?Porque existem criaturas que provocam tragédias,enquanto outros vivem na pele o sofrimento da tragédia?Porque existem pessoas que demonstram facilidade para a matemática,outras para a música,outras para a pintura, outras para a medicina,enquanto existem aquelas que não conseguem elucidar a equação algébrica mais simples de A+B=C.
As questões são muitas e fervilham na mente  de muitas  pessoas.Entretanto, a razão diz que não existe causa sem efeito, nem efeito sem causa.Toda ação que praticamos provoca uma reação e,portanto, se a ação praticada for positiva, a reação será igualmente positiva, da mesma forma que uma ação maldosa retornará uma reação malévola ao seu autor,agregada às aderências negativas provenientes do mal sintonizado naquela ação.
Uma voz silenciosa nos  diz, bem lá dentro de nosso intimo: “tomemos cuidado nos  nossos julgamentos,pois, se Deus é a inteligencia suprema do Universo, a Causa Primária de todas as coisas,é sumamente bom e justo,deve saber o que está fazendo.”Tudo tem que ter um razão lógica para que possamos entender os “porquês”, e normalmente incidimos no  erro ao analisarmos o espirito imortal em sua trajetória em apenas uma existência…….
Este é um assunto extremamente complexo e nos convida  sempre a meditação profunda,pois é exatamente por meio da compreensão dos mecanismos da lei de causa e efeito,ação e reação que o ser  humano observará que Deus é sumamente bom e justo e que  tudo se manifesta de acordo com suas sábias leis e está tudo certo.Quando analisamos determinada situação no exíguo espaço limitado de apenas uma existência, aparentemente poderemos questionar a sabedoria e a misericórdia Divina se desconhecemos a Lei.Entretanto,todos nós somos espíritos que caminhamos milênios sem fim desde  o primórdio das primeiras manifestações  do principio inteligente.Não existem privilégios na Criação, pois todos fomos criados simples e ignorantes com o objetivo de obter a evolução, a ascensão espiritual pela lei do esforço próprio.Nosso destino final é a perfeição,o gozo da glória no seio do Criador.Fomos criados a semelhança do nosso Pai Misericordioso e ,tal qual um pequeno filete de água,prosseguimos em nossa jornada, aprendendo a contornar os obstáculos,crescendo,evoluindo,fertilizando onde passamos, até encontrarmos no destino final o oceano que nos acolhe. Nossa essência é Divina,pois fomos criados por gesto de amor de Deus.Somos uma centelha,uma fagulha cuja origem é o próprio Criador,destinada à evolução por meio das existências múltiplas,das reencarnações sucessivas, das lições e dos aprendizados.Consta no Velho Testamento que “ do  pó viemos e ao pó retornaremos”,mas isso se refere apenas ao corpo perecível. Poderíamos dizer com mais propriedade: de Deus nós viemos e a Deus um dia retornaremos cheios de glória pelas conquistas efetuadas em nossa  jornada evolutiva.Podemos afiançar, sem sombra de duvida, que Deus sabe o que faz,pois criou leis  sábias que permitem tudo alcançar sem que haja privilégios nem injustiça a quem quer que seja.Simplesmente o Senhor é misericordioso em suas  leis e a reencarnação é o instrumento  de  sua  justiça,que  se encarrega de colocar tudo nos devidos lugares,no tempo e lugar certo. A ninguém é pedida cota maior de sacrifício que não possa, nem o  Senhor é impiedoso cobrando dívidas antes que o devedor tenha recursos suficientes para o pagamento.
A verdade é que  somos espíritos  milenares e já vivenciamos um sem  - numero  de existências e nada ´podemos reclamar,pois o Senhor nos dá oportunidades renovadas a cada encarnação.Dessa forma,não podemos jamais  nos queixar,porque ja fomos abastados,poderosos já fomos usufrutuários dos bens terrenos e detivemos poder de mando,e com certeza erramos muito. Entretanto,também já sofremos com a pobreza,com a miséria e com as dificuldades de toda sorte. A maioria de nós se esquece   de que  na vida nada temos, tudo é um empréstimo que  o Pai da Vida nos concede,e,na qualidade  de usufrutuários administramos mal o patrimônio que nos é confiado,inclusive a própria  vida e a saúde física. Normalmente somos perdulários e mal administradores,levando a ruína os  “ talentos” que Deus nos confiou,mas chega um dia em que temos que prestar contas de nossas atitudes.É interessante observar que o espirito,na condição  de Filho de Deus,muitas vezes se revolta contra o próprio Pai e,à semelhança do Filho Pródigo relatado no Evangelho de  Lucas(15:11-32),afasta-se voluntariamente da casa paterna atraído pelos enganos do mundo fugaz.Segue seu destino,buscando tirar  da vida enganosa o máximo que os prazeres possam proporcionar.O Pai Misericordioso dá tempo ao tempo,pois sabe que um dia o filho retorna  à  casa paterna,cansado e desiludido diante das derrotas formidáveis que vivenciou,e então o Pai o acolhe novamente ao seu seio de amor. Isso não significa que o filho perdulário não terá que retornar as tarefas neglicenciadas no pretérito,pois como já dissemos anteriormente,tem o tempo certo para  tudo e o Criador  é  paciente. Depois  , o que  é o tempo para o Senhor dos Tempos?
Cada  um de nós traz em sua bagagem evolutiva uma conquista maravilhosa,que é  o Livre – Arbítrio,isto é, conquistamos o direito de aprender e evoluir pelos próprios passos,fruto do esforço de cada um . Entretanto, o Evangelho nos alerta que aquele que não caminha pelo amor,caminhará  pela  dor. Dessa forma, o espirito tem o direito de escolher entre estugar o passo na caminhada evolutiva,buscando o caminho do auto- aprimoramento, do amor, do esforço,constante e,assim,alcançar  o objetivo com maior  rapidez ou simplesmente retardar os passos buscando outros caminhos por atalhos tortuosos,que demandam precioso tempo nas trevas do sofrimento por  vontade própria. Verificamos exemplos de espíritos que, investidos do poder temporal,acobertados ,sob a túnica sacerdotal,sob o respeitável teto da casa que deveria servir ao Senhor,perpetraram crimes hediondos, prenderam, perseguiram, brutalizaram,mataram e destruíram vidas de forma ignominiosa,tudo em nome de Deus.Criaturas que sob o poder do clero,praticaram horrores inenarráveis  e inconcebíveis com o pretexto de defender a Deus e de combater heresias. Criaturas inteligentes e conhecedoras do  Evangelho que agiram com requintes  de brutalidade e insensibilidade por permitir que o poder exarcebado lhe tolhesse a razão,perdendo completamente o juízo e a noção de que eram humanos e de que também cometiam erros. Agiram com rigor e ódio em nome de Deus,na vã ilusão de que eram representantes infalíveis da verdade e que lhes era facultado estar acima do bem e do mal,fazendo e desfazendo,pois agiam em nome  de Deus.Muitas destas criaturas esperavam que , após a passagem para  o lado de cá ( o esperado céu) desalojados do corpo físico perecível,fossem recebidos com glórias,tendo garantido seu lugar  no paraíso. Muitos,quando tomaram conhecimento da  dura  realidade  e  da extensão dos erros praticados,não tiveram a humildade de reconhecer o engano e pedir oportunidade de recomeçarem as lições em busca de forças  para reparar o mal praticado quando estivessem em condições;ao contrário,revoltaram-se. A revolta era uma forma de fugirem dos dolorosos compromissos assumidos, colocando-se nas condições de filhos rebeldes que há séculos procuram combater as forças  bem, como filhos pródigos que abandonaram a casa paterna por terem agido de forma inconsequente e irresponsável. Esquecem-se  de que  o Senhor é Eterno e sabe esperar.Cedo ou tarde,seus filhos, cansados dos próprios desmandos e da condição de fugitivos de si mesmo, retornam um a um  ao seio paterno.Não poderão negar indefinidamente  que também  são parte da Centelha Divina que dormita na inconsciência da própria essência e principio inteligente.

Texto tirado do livro  O Filho Pródigo de Antonio Dermachi.