domingo, 19 de junho de 2011

AQUELE QUE SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO E AQUELE QUE SE REBAIXAR SERÁ ELEVADO

A insensatez humana é a mesma sempre e em todos os lugares, e não importa o que sejamos hoje,pois o amanhã pode nos tirar o que pareciamos possuir e nos restituir à verdade de nossa insignificancia.

Lembremos de quantos imperios tão grandes ou até maiores que já existiam sobre a terra e que ,hoje , não passam de lendas e histórias de conquistas e glórias que se perdem no tempo.Assim são os homens.Pequenos caniços atirados pela brisa para um lado ou para o outro.E dentre nósm a quem pertencerá a culpa de ter se achado poderosa figueira quando não passava de simples graveto?Certamente que não é a Deus que se deve culpar.Nós nos iludimos, nos deixamos levar pelas vaidades e pelo desejo de poder.como se isso passasse a fazer parte de nossa personalidadem ,quando , em realidade,as coisas não são assim.Nossa personalidade se revela em dois momentos.

O primeiro deles é quando somos guindados à condição de liderança,seja por termos recebido o mando ou o dinheiro, o que nos permite arroubos maiores,posturas de direção e de comando.Nessas horas, os que se pensavam humildes e pacificos, muitas vezes se revelam arrogantes e belicosos,lutadores para manterem sus privilégios a qualquer preço, mesmo o da violência física e da coerção moral.

Abandonamos a postura da obediência e vestem a toga da autoridade com a qual pretendem escravizar os outros,indo à forra de todas as frustações que tiveram de engolir no periodo em que eram um “nada”,no meio dos outros “nadas”.

Agora que subiram de posição,sentem prazer em humilhar os outros para dizer-lhes, com isso ,que continuam “nadas”, mas que eles ao contrário,subiram de posto , passando a ser-lhes superior.

Essa é a primeira ocasião em que o homem tem a sua essência revelada, quando deixa o anonimato e recebe as luzes do poder, qualquer que seja o tipo de mando ou realce que lhe chegue às mãos.

O segundo momento em que a personalidade humana se revela é quando aqule que detinha o poder ou as vantagens da vida faustosa e regalada perde tais beneficios e se vê projetado no abismo do anonimato,passando a ombrear-se com os pobres ou miseraveis,com os nadas,como são considerados os deserdados da sorte ou dos favores.

Também nessa hora, a nossa personalidade aflora no comportamento rebelde,envergonhado,derrotado e deprimido,muitas vezes autodestrutivo.Creio que se o primeiro momento leva o homem do anonimato para a glória, empolgando-o com a sedução perigosa do brilho fácil, a segunda experîência afeta mais profundamente o ânimo da criatura porque ela perde as vantagens que acreditava serem suas por toda a eternidade e regressa à massa disforme dos despossuidos.

Assim,ver-se humilhado dói muito.Ao passo que com aquele que recebe o farfdo dificil do poder, em seu íntimo se dá o oposto,com a exaltação da sua personalidade.Neste, o homem precisa ter sabedoria para não se empolgar,Naquele,deve ter coragem para suportar a vergonha com resignação.

É por isso que só sabemos quem somos, quando passamos por estas duas fases da vida.

Quantos homens altivos e lutadores para conquistar o poder,são verdadeiras crianças quando são alijados de suas conquistas.

Ter sabedoria para subir e coragem para enfrentar as quedas representa desenvolver no íntimo as qualidades morais que são importantes para a nossa melhoria defintiva.

Não basta ter equilibrio para mandar.É indispensável ter coragem e resignação para encarar com naturalidade as quedas pois elas não são quedas espirituais.São reveses materiais que podem elevar o espirito que as aceita com equilibrio também.


tirado do livro: “O Amor Jamais Te Esquece” – de André Luiz Ruiz pelo Espirito de Lucius.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DIAS DIFICEIS E TURBULENTOS......PORQUE?

Lendo o livro chamado “ Anjo da Caridade”,psicografado pelo escritor Antonio Demarchi , ditado pelo espirito do Irmão Virgílio, encontrei algumas explicações para uma série de questionamentos que fazemos diariamente sobre todos os assuntos que nos rodeiam .

Transcrevo abaixo um trecho que fala a respeito dos dias dificeis que passamos.

“A humanidade vive hoje dias difíceis e turbulentos,bem caracteristicos dos finais de ciclo em que os escolhidos tem de dar testemunhos constantes e perseverar em nome do Cristo para não caírem no desespero e no desalento.Assistimos, no dia-a-dia,cenas de selvageria e brutalidade sem limites de violência gratuita que campeia em todos os cantos.Vemos que os bons costumes foram subvertidos,prega-se uma liberdade perigosa e descompromissada com a moral,a educação foi relegada a segundo plano,pratica-se cada vez mais o sexo de forma irresponsável e desregrada,jovens entregam-se às drogas e à alienação,crescem cada vez mais a violência e a barbárie,praticam-se crimes hediondos em que não se respeita mais o sagrado direito a vida,enquanto as instituições que deveriam ser a fortificação moral para preservar os direitos, lutam para não naufragarem quando defrontam dentro de seu próprio seio representantes portadores de terríveis deformidardes de caráter que legislam em proveito próprio,em detrimento dos tristes,dos oprimidos,dos esquecidos, dos fracos e desvalidos,dos doentes,dos velhos sem recursos que padecem na penúria do sofrimento pela falta de remédio,de atendimento médico,por falta de alimentação adequada, enquanto os espertalhões inescrupulosos se enriquecem com a miséria dos excluídos e marginalizados da vida.Por favor…………, não quero criticar os poderes publicos,nem as instittuições respeitáveis,mas enfatizar que este palco de acontecimentos é próprio de um périodo de final de ciclo,que já ocorreu em outras civilizações que após atingirem o apogeu se desagregaram moralmente e entraram em decadência.Apenas que ,agora,não são mais em países esparsos que os problemas são localizados,mas na humanidade como um todo.Esse final de ciclo em que João, o Evangelista,nos alertou-“O injusto que continue com sua injustiça;o sujo,que continue com suas sujeiras;o justo,pratique ainda a justiça;o santo,continue a se sacrificar!”-quer dizer,neste periodo em que vivemos,surgirão oportunidades que irão revelar quem somos nós internamente : se somos santos,teremos de dar testemunho para nos santificar ainda mais;se somos justos,teremos de nos justificar ainda mais e, se temos rapina e podridão em nosso íntimo,então teremos todas as oportunidades possíveis e imagináveis para nos chafurdar na lama da sujera.

Assim ,aquele que é “esperto” irá se dar bem,pois não sentirá remorso em se locupletar com bens que não lhe são devidos;aquele que detém o poder não se incomodará em desviar recursos destinados às obras assistenciais ,hospitais,creches,albergues,asilos,para sua prórpia conta bancária,nem sentirá drama de consciencia aquele que assalta o tesouro publico em seu próprio proveito,enquanto os infelizes gemem na mendicância e na miséria.A verdade é que todos estes acontecimentos nos deixam tristes, pois percebemos que, apesar da grande mensagem de amor,da luz,que nos liberta pelo conhecimento,passados mais de dois mil anos, o se humano ainda tateia nas trevas da ignorancia e da insensibilidade.Entretanto,cada um colherá exatamente o fruto do que semeou e, na colheita, o joio será separado do trigo,enquanto os lobos serão separados das ovelhas pelo Divino Pastor.O que nos resta dizer é que nós mesmos determinamos a onde estaremos, se entre os que desejam justificar-se ou os que desejam se sujar ainda mais,conscientes que não somos ninguém nem temos autoridade para julgar quem quer que seja,pois todas as criaturas,sem excessão,são filhos de Deus,trazendo em sua essência a centelha divina originada do próprio Criador,destinada à gloria do Pai Eterno,mas cada um terá de trilharseu próprio caminho colhendo o fruto de sua própria semeadura e sofrendo os percalços de seus próprios equívocos em existências vindouras.”

Como se pode observar, os causadores de todas as dificuldades somos nós mesmos.Cabe a cada um de nós refletirmos sobre os nossos atos e procurarmos modificar as nossas atitudes e procuremos olhar para o lado e vermos o nosso irmão, para que possamos caminhar juntos e nos auxiliarmos mutuamente.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O QUE É CARIDADE PARA VOCE?

Todos nós entendemos por caridade auxiliar os mais necessitados.Comprar um cesta básica e darmos .Doarmos algumas roupas , sapatos , chinelos, etc. Mas será que isso é caridade? Será que é a caridade que nos ensinou Jesus quando de sua passagem pela terra a mais de 2000 atrás?

Recentemente lendo um livro do espirito Luis Sergio,”Mas além do meu olhar”, encontrei uma definição , ou melhor uma explicação sobre o que é caridade.Transcrevo-a para que possamos refletir a respeito e com certeza modificarmos a nossa forma de praticá-la…….Entendam que a onde está escrito “ESPIRITA” quer se disser, também,todo aquele que se considera CRISTÃO,porque a caridade não é e não deve ser praticada apenas por uma categoria de religião, mas sim por todas indistintamente.Pois Jesus , não tinha está ou aquela religião, para poder praticar a caridade.

“Um dia alguém perguntou a Francisca Theresa:

“ O que é a caridade para você?” .

 
Com voz embargada, ela respondeu: “ Não temos ainda humildade suficiente para praticá-la como Jesus nos ensinou, portanto, não sabemos responder à sua pergunta: o que seja a caridade para nós” .

“Quantos, só porque oferecem uma simples cesta básica, dizem: “eu faço caridade”; quantos, porque vão a lugares humildes, dizem, orgulhosos: “eu adotei uma família”; quantos fazem a campanha da fraternidade e dizem: “os meus pobres”. Outros chegam a esses lares pobres, de chão batido, barracos feitos de tábuas, com ares de doutores da higiene, dando ordens, ensinando os mais necessitados a cuidar da casa. Será que estão certos? Para nós, não. Em nenhum instante, Jesus tratou um pobre desvalido com arrogância. Quem leva as cestas básicas aos lugares pobres não tem o direito de humilhar os pequeninos.Eles necessitam de amor e respeito. O Cristo muito bem nos ensinou isso, na passagem de Zaqueu. Ele não disse com arrogância: “vou até sua casa para lhe doutrinar, para você se salvar” . Não. O Cristo respeita os imperfeitos, e quem somos nós para nos julgar em condição de querer adotar os pobres de Deus? Praticar caridade, voltamos a dizer, não é fazer filantropia, é entregar-se de coração ao trabalho do Cristo e recordar que somos apenas aprendizes na deslumbrante Universidade da Caridade, construída por Jesus para salvar almas. Aquele que deseja sobressair com a miséria do próximo não pode se dizer espírita, porque a Doutrina veio para tornar melhor as criaturas, e nada mais eficaz para curar a lepra da imperfeição do que a prática da caridade.

- Irmã Audes Sulles, qual a caridade mais importante: a moral ou a material?

- Luiz Sérgio, ouvimos alguns espíritas justificando a sua avareza, ao dizer que a caridade moral é mais importante, porque consiste em se suportarem uns aos outros. Mas isso não é caridade, é dever de cada filho de Deus. Quando suportamos as falhas do nosso próximo, estamos respeitando as leis morais. Quando ouvimos com respeito um tolo, não nos podemos envaidecer, dizendo que somos caridosos. Isso voltamos a repetir, é dever de um homem de bem, que vive em paz consigo mesmo. Que nos desculpem os avarentos,mas caridade é muito mais que isso. A caridade é uma colcha de retalhos, costurada com a linha do amor duplo. A caridade, quando a praticamos com as duas mãos, é um abraço de amor a Deus. A caridade feita com total desprendimento é um salto em direção a Ele. A caridade verdadeira é praticada no silêncio do nosso encontro com Deus. A caridade é a conversa do filho com o Pai Todo- Poderoso, porque quando tocamos a trombeta estamos fazendo a caridade para ser vista pelos nossos irmãos, para sermos admirados pelos homens pecadores iguais a nós. Essa também é válida, mas ela voa rasante, é uma pipa que sobe, mas não vai muito longe, pois está presa pelo carretel chamado vaidade. Porém, a caridade verdadeira é um coração repleto de amor, que chega até Deus levado pelas mãos abençoadas do Mestre da caridade: Jesus. O espírita, tem de levar a caridade para dentro do seu lar e fazer com que sua família venha a saborear esse néctar da salvação. A caridade começa em casa: pais caridosos, filhos caridosos. Caridade se aprende e contagia, e a Doutrina veio para ensinar o homem a fazer caridade. Todos sabem que os verdadeiros espíritas,fazem da sua vida um hino de caridade. Um espírita, avaro é uma árvore sem raiz.Um espírita, avaro é um poste sem lâmpada. Um espírita avaro é uma terra infértil .Um espírita avaro é um rio sem água. Um espírita avaro é um homem sem coração. Um espírita avaro é uma árvore sem frutos. Um espírita avaro é noite sem estrelas. Um espírita avaro é um rosto sem sorriso. Um espírita avaro é instrumento sem som. Um espírita avaro é um jardim sem flor. Um espírita avaro é um jardineiro sem jardim. Um espírita avaro é uma hidrelétrica sem água. Um espírita avaro, enfim, é um falso profeta.

Quem desejar melhor conhecer a caridade busque o Antigo Testamento, Eclesiastes, CAPITULO 5:

                             ”É melhor não prometer, do que prometer e não cumprir”. “.


e voce , será que pratica essa caridade ?

domingo, 30 de janeiro de 2011

SETE PASSOS PARA ULTRAPASSAR O JUGO DO EGO

Por diversas  vezes  comentamos  aqui a respeito de como fazermos para conseguir dominar o nosso ego(orgulho,egoismo  e todas as suas derivações), nesses  sete  passos  abaixo, mencionados pelo Dr.Wayne temos a receita certa para iniciarmos esse  dominio e consequentemente  a sua eliminação.Ao conseguirmos eliminá-lo teremos dentro de nós somente o sentimento que Jesus nos  mostrou e ensinou....O AMOR. O AMOR INCONDICIONAL .

                    Sete Passos para Ultrapassar o Jugo do Ego

Wayne W. Dyer


Aqui estão sete sugestões para o ajudar a transcender ideias arraigadas acerca da auto-importância. Todas elas são concebidas para o ajudar a impedir que se identifique falsamente com o auto-importante ego.


1. Pare de se sentir ofendido

O comportamento dos outros não é uma razão para ser imobilizado. O que o ofende só o torna mais fraco. Se está à procura de ocasiões em que foi ofendido, irá descobri-las em todo o lado. Trata-se do seu ego a funcionar convencendo-o de que o mundo não deveria ser como é. Mas você pode tornar-se um apreciador da vida e igualar-se ao Espírito da Criação universal. Não pode tocar o poder da intenção ao ser ofendido. Por todos os meios, aja no sentido de erradicar os horrores do mundo que emanam da identificação massiva com o ego, mas fique em paz. Como Um Curso em Milagres nos relembra: a Paz é de Deus, você que é parte de Deus não está em casa excepto na sua paz. Sentir-se ofendido cria a mesma energia destrutiva que o ofendeu em primeiro lugar e leva-o ao ataque, ao contra-ataque e à guerra.


2. Deixe ir a sua necessidade de vencer

O ego adora dividir-nos em vencedores e perdedores. O objectivo de ganhar é um meio infalível para evitar que a consciência contacte com a intenção. Porquê? Porque, em última instância, é impossível ganhar sempre. Alguém por aí vai ser mais rápido, ter mais sorte, ser mais jovem, mais forte e mais esperto e você vai voltar a sentir-se inútil e insignificante.
Você não é os seus ganhos ou as suas vitórias. Pode gostar de competir e de se divertir num mundo em que vencer é tudo, mas não tem que estar lá nos seus pensamentos. Não há perdedores num mundo onde todos partilhamos a mesma fonte de energia. Tudo o que você pode dizer é que, num dado dia, realizou um certo nível em comparação com os níveis dos outros nesse dia. Mas hoje é outro dia, com outros competidores e novas circunstâncias para considerar. Você é ainda uma presença infinita em um corpo que é um dia (ou década) mais velho. Deixe ir a necessidade de ganhar ao não concordar que o oposto de ganhar seja perder. Esse é o medo do ego. Se o seu corpo não está a fazer de forma a ganhar neste dia, isso simplesmente não importa quando você não se identifica exclusivamente com o seu ego. Seja o observador, reparando e desfrutando de tudo sem a necessidade de ganhar um troféu. Esteja em paz e harmonize-se com a energia da intenção. E, ironicamente, embora você mal dê por isso, surgirão mais vitórias na sua vida à medida que menos as procurar.


3. Deixe ir a sua necessidade de ter razão

O ego é a fonte de imensos conflitos e dissensões porque o empurra na direcção de fazer dos outros errados. Quando você é hostil, desconectou-se do poder da intenção. O Espírito criativo é amável, amoroso e receptivo; e livre de raiva, ressentimento ou amargura. Deixar ir a sua necessidade de estar certo nas suas discussões e relações é como dizer ao ego, Eu não sou um escravo teu. Eu quero abraçar a amabilidade, e rejeito a tua necessidade de estar certo. De facto, vou oferecer a esta pessoa a oportunidade de se sentir melhor dizendo-lhe que está certa e agradecer-lhe por me apontar na direção da verdade.
Quando você deixa ir a necessidade de ter razão, é capaz de fortalecer a sua conexão com o poder da intenção. Mas tenha em atenção que o ego é um combatente determinado. Já vi pessoas terminarem relações, de outro modo bonitas, por aderirem à sua necessidade de estarem certas. Eu incito-o a deixar ir esta necessidade condutora do ego de ter razão parando você mesmo no meio de uma discussão e perguntando-se, Quero ter razão ou quero ser feliz? Quando escolhe o humor feliz, amoroso e espiritual a sua conexão com a intenção é reforçada. Estes momentos expandem, em última análise, a sua nova conexão ao poder da intenção. A Fonte universal irá começar a colaborar consigo criando a vida que você está destinado a viver.

4. Deixe ir a sua necessidade de ser superior

A verdadeira nobreza não tem a ver com ser melhor do que ninguém. Tem a ver com ser melhor do que você costumava ser. Fique centrado no seu crescimento, com uma consciência constante de que ninguém que está no planeta é melhor do que ninguém. Todos nós emanamos da mesma força vital criativa. Todos temos uma missão para realizar a nossa essência destinada; tudo o que precisamos para cumprir o nosso destino está disponível para nós. Nada disto é possível quando se vê a si mesmo como superior aos outros. É um velho ditado, mas nem por isso menos verdadeiro: todos somos iguais aos olhos de Deus. Deixe ir a sua necessidade de se sentir superior vendo a manifestação de Deus em todos. Não avalie os outros com base na sua aparência, realizações, posses e outros indícios do ego. Quando você projecta sentimentos de superioridade é o que recebe de volta, levando a ressentimentos e, afinal de contas a sentimentos hostis. Estes sentimentos tornam-se no veículo que o leva para mais longe da intenção. Um Curso em Milagres visa esta necessidade de ser especial e superior: “A especialidade faz sempre comparações. É estabelecida por uma falta vista no outro e mantida por procurar e manter claro à vista todas as faltas que possa perceber.

5. Deixe ir a sua necessidade de ter mais

O mantra do ego é mais. Nunca está satisfeito. Não importa o quanto você realize ou adquira, o seu ego vai insistir que não é suficiente. Vai encontrar-se num estado perpétuo de esforço e eliminar qualquer possibilidade de alguma vez chegar. No entanto, na realidade você já chegou e como escolhe usar este momento presente da sua vida é sua escolha. Ironicamente, quando você pára de precisar de mais, mais do que deseja parece chegar à sua vida. Desde que esteja desapegado da necessidade, vai achar mais fácil transmiti-lo aos outros porque percebe como precisa de pouco para estar satisfeito e em paz.
A Fonte universal está contente consigo mesma, constantemente em expansão e a criar vida nova, nunca tentando manter as suas criações para os seus próprios propósitos egoístas. Ela cria e deixa ir. À medida que deixar ir a necessidade do ego de ter mais, você identifica-se com essa Fonte. Você cria, atrai para si e deixa ir, nunca exigindo que venha mais. Como um apreciador de tudo o que se manifesta, você aprende a poderosa lição que São Francisco de Assis ensinou: “… é dando que nós recebemos.” Ao permitirmos que a abundância flua em e através de si, você combina com a sua Fonte e garante que esta energia continuará a fluir.

6. Deixe de se identificar com base nas suas realizações

Este pode ser um conceito difícil se você pensar que é as suas realizações. Deus escreve toda a música, Deus canta todas as canções, Deus constrói todos os edifícios. Deus é a fonte de todas as realizações. Posso ouvir o seu ego a protestar em voz alta. Não obstante, permaneça sintonizado com esta ideia. Tudo emana da Fonte! Você e essa Fonte são um! Você não é este corpo e as suas realizações. Você é o observador. Note tudo isso e esteja grato pelas capacidades que tem acumulado. Mas conceda todos os créditos ao poder da intenção que o trouxe para a existência e da qual você é uma parte materializada. Quanto menos precisar de ter os créditos pelas suas realizações e mais conectado permanecer com as sete faces da intenção, mais você é livre para realizar e mais lhe será mostrado para si. É quando se apega a essas conquistas e acredita que faz todas essas coisas sozinho que abandona a paz e a gratidão da sua Fonte.

7. Deixe ir a sua reputação

A sua reputação não está localizada em si. Ela reside na mente dos outros. Portanto, você não tem controle sobre ela de todo. Se você falar com 30 pessoas, terá 30 reputações. Conectar-se com a intenção significa escutar o seu coração e conduzir-se com base no que sua voz interior lhe diz que é o seu propósito. Se estiver excessivamente preocupado com a forma como vai ser apreendido por todos, então desconectou-se da intenção e deixou que as opiniões dos outros o orientassem. Trata-se do seu ego a funcionar. Trata-se de uma ilusão que permanece entre si e o poder da intenção. Não há nada que possa fazer, a menos que se desligue da fonte do poder e se convença de que o seu propósito é provar aos outros como é poderoso e superior, e desperdice a sua energia a tentar ganhar uma reputação gigante entre os outros egos. Faça o que faz porque a sua voz interior está sempre conectada e agradecida à sua Fonte pelo modo como o dirige. Permaneça na intenção, desapegue-se dos resultados e assuma a responsabilidade pelo que reside em si: o seu carácter. Deixe a sua reputação para os outros discutirem; isso não tem nada a ver consigo. Ou como diz o título de um livro: O Que Você Pensa de Mim Não é Assunto Meu!


Wayne W. Dyer, Ph.D. é um autor e orador reconhecido internacionalmente no campo do auto-desenvolvimento. É autor de 30 livros, criou muitos programas de áudio e vídeo e participou em milhares de espectáculos de TV e de Rádio. Os seus livros Manifeste o Seu Destino, Sabedoria das Idades, Existe uma Solução Espiritual para Cada Problema e os mais vendidos do New Yorque Times 10 Segredos para o Sucesso e a Paz Interior, O Poder da Intenção, Inspiração e Mude os Seus Pensamentos – Mude a Sua Vida foram todos destacados como especiais pela National Public Television. Visite www.drwaynedyer.com para mais informações.

Fonte: www.spiritlibrary.com

Tradução: Ana Belo – anatbelo@hotmail.com

sábado, 29 de janeiro de 2011

QUAL CAUSA PRINCIPAL DE NOSSAS MISÉRIAS E FELICIDADES?

Estamos sempre procurando explicação para as coisas que  nos  acontece,e sempre acabamos achando uma resposta  que mais nos satisfaz.Ou seja , satisfaz o nosso  ego.E em funçao disso  acabamos escondendo de nós mesmo as verdadeiras causas  de nossas infelicidades, de nossos  erros.Nesse texto que recebi, de um conhecido , quero compartilha-lo  com voces, pois ele nos  mostra  a onde se encontra  a verdadeira causa  de todos os nossos problemas.Ao terminarmos de lê-lo  façamos uma reflexão e procuremos  modificar  as nossas atitudes. É dificil , eu sei, mas  não impossível. Basta termos vontade e determinação para conseguirmos.


"O ser humano traz a semente dentro de si mesmo, de sua miséria ou felicidade,inferno ou céu.Tudo que lhe acontecce ,acontece por sua própria causa.As causas externas são secundárias,as causas internas são as principais.E a menos que voce compreenda isto,não existe possibilidade de uma transformação,pois a mente continua a enganá-lo;a mente sempre aponta para o lado de fora;a causa, está noutro lugar,da sua miséria ou da sua felicidade.Se a causa está fora de voce,então não é possível a liberdade,ou qualquer estado de liberdade.Se a causa é externa,então voce está destinado a escravidão para sempre,porque como voce pode mudar a causa externa?E se voce muda uma,milhões de outras surgem.

Esta é a diferença.As verdadeiras causas de tudo o que nos acontece, são internas.As externas são apenas as desculpas para não enxergarmos a verdadeira causa.

Podemos mudar o exterior,mas nada se alterará se o interior permanecer o mesmo.O interior criará repetidamente o mesmo padrão,seja qual for a situação externa,porque o ser humano vive do interior para o exterior.

Narro um caso que aconteceu: Conheci um homem que se casou tres vezes e que sorria muito.Na primeira vez em que se casou,escolheu uma mulher sádica que gostava de torturá-lo.ele vinha me ver e me contava seu sofrimento.Algumas vezes a mulher lhe batia e ele me mostrava as marcas.Mas eu tinha a impressão de que de alguma forma bem lá no fundo,ele gostava,ele apreciava aquilo,pois sempre que falava de suas misérias,seu rosto ficava radiante,não triste,seus olhos brilhavam,ele ficava mais vivo.

Continuei a prestar atenção nele minuciosamente.Algumas vezes a esposa ia para a casa dos pais,então ele não ficava feliz.Quando a esposa estava com ele, ele ficava infeliz.Quando ela não estava,ele ficava infeliz.Mas ambas as infelicidades tem uma distinção e uma diferença.Quando a esposa estava presente ele ficava infeliz,mas feliz na sua infelicidade,ele gostava disso,falava nisto.E eu tinha a sensação de que ele estava exagerando,era muito poético a respeito.

Então a miséria se tornou demasiada e o homem se divorciou da esposa.No dia em que se divorciou eu lhe disse:”Agora fique mais atento, pois penso que voce vai se apaixonar pelo mesmo tipo de mulher outra vez.Porque voce permanece o mesmo,vai encontrar outra vez o mesmo tipo de mulher.Por isso,agora, fique mais atento.”

Ele me respondeu: - “Jamais vou me casar com uma mulher assim outra vez.Para mim chega!”.

Mas, dentro de tres meses,ele se tornou novamente vitíma dos mesmo tipo de mulher.E se casou de novo com suas triste estórias que a mulher o torturava.Eu lhe disse: “Avisei-lhe de que isto poderia acontecer.Pois quem escolheu a mulher?Voce escolheu.Escolheu a primeira,escolherá a segunda.E voce permanece o mesmo!”E eu lhe disse:” Voce sempre escolherá uma mulher sádica,pois voce é masoquista.voce quer ser torturado, alguém que o domine,que o tiranize.Voce se condena,voce não se aprecia e não se ama.Precisa de alguém para odiá-lo e para perturbá-lo.

O segundo casamento também acabou logo.A mulher foi embora.Na última vez em que o vi ele estava de novo a procura de uma mulher,e eu lhe disse, novamente:”Agora fique alerta!Algo dentro de voce escolherá outra vez o mesmo tipo de mulher”.

Ele me respondeu:”Não,agora nunca mais.O que pensa que sou?Sou tão estúpido assim?Não vou me esquecer da lição”.

Alguns meses mais tarde , recebi uma carta dele com as mesmas velhas estórias de misérias.

Este homem pode continuar vivendo por milhares de anos e pode virar o mundo inteiro – sempre escolherá o mesmo tipo de mulher,pois aquele que escolhe permanece o mesmo.A miséria não está na mulher escolhida,mas na própria escolha.

Voce traz o seu céu e o seu inferno dentro de voce.E como se sinta infeliz,não tente encontrar desculpas no mundo externo,elas não ajudarão,na verdade se transformarão em decepções.Sempre que se sentir miserável,procure achar algo dentro de voce que o está frustando.Esteja alerta a isso.De outro modo ,as pessoas ficam se movendo no mesmo lugar por muitas vidas , no mesmo circulo vicioso.

Mulla Nasrudin sonhou uma noite que estava no céu.Era tudo tão lindo à sua volta – um vale silencioso, o sol nascendo e os pássaros cantando, e ele sozinho debaixo de uma árvore.Mas logo começou a sentir fome e não havia ninguém,aparentemente ninguém ao redor.Mas ele disse:”Ei! Tem alguém ai?.E um homem muito simpático apareceu e disse:” Estou às suas ordens,senhor.Tudo o que mandar , eu farei.”Assim,ele pediu comida.E tudo o que pedia era imediatamente atendido.Não se perdia um só minuto, a comida estava ali.Comeu até ficar satisfeito, dormiu bem, e isto continuou.Tudo o que precisasse......precisava de uma mulher bonita e ela estava ali.Tudo o que precisasse!Precisava de uma cama para a noite e ali estava a cama.

E isto continuou por alguns dias – mas por quanto tempo?Ele começou a se sentir saturado,entediado.Tudo era bom demais, realmente demais.Ele não podia tolerar,ele começou a procurar tensões,porque jamais havia vivido sem elas,alguma ansiedade,alguma coisa pela qual se sentisse triste e deprimido.E tudo era tão pleno,tão insuportavelmente perfeito!.

Então ele chamou o homem e falou:”É demais!Gostaria de ter algum trabalho para fazer , só sentado de mãos vazias, estou ficando saturado.”

O homem respondeu:” Posso fazer tudo pelo senhor,mas isso não é possível.Não posso lhe dar trabalho.Aqui, isso não é possível.Qualquer outra coisa que necessite, estarei pronto a lhe dar.E para que procurar trabalho?Quando tudo lhe é imediatamente satisfeito,não precisa trabalhar."

Então Mulla Nasrudin disse:”Estou saturado!Então,é melhor estar no inferno,se nenhum trabalho pode ser dado a mim!”

O homem começou a rir e disse:” A onde o senhor pensa que está?”

Com a risada Mulla acordou.Seu sonho desapareceu.

Pela manhã ele veio correndo a mim e disse:

“ Este sonho é muito simbolíco.Qual o significado dele?

Eu lhe respondi: “Em primeiro lugar,voce não deveria ter esperado tanto.Quando, no sonho,voce chegou ao ponto em que estava no paraiso,deveria ter aberto os olhos imediatamente.Como voce pode estar no paraiso?Voce,no paraiso! Como pode acreditar?”

Onde voce for ,voce criará seus inferno a sua volta.Na verdade, o céu e o inferno, não são geograficos;não são lugares,não existem no espaço.Eles são atitudes,são psicológicos;existem no espaço interior,não no espaço exterior.Voce não pode ir para o céu,porque como pode ir?Aonde é o céu?E não pode ir para o inferno.

Voce sempre traz o seu inferno e o seu céu em torno de si.

É exatamente como uma teia de aranha.Um dos mais belo simbolos, que todo o mundo é como a aranha que traz sua própria teia internamente.Onde a aranha vai, ela espalha sua teia ao seu redor;ela a tira do seu próprio intestino.E sempre que ela deseja mudar de lugar, engole a teia de novo e se muda.

Voce carrega seu céu e seu inferno,exatamente como uma teia de aranha.E onde voce for criará o padrão à sua volta.

Isto precisa ser compreendido muito profundamente, o mais profundamente possível,porque muitas coisas dependerão disto;toda a sua transformação dependerá disto.E se voce perder este ponto,então continuará a errar."(não sei quem é o autor.Se por acaso alguém o souber por favor me informe para os devidos créditos) 

Portanto , começe a prestar  mais atenção a sua volta, às  suas  atitudes, reflita sobre tudo o que lhe acontece, analise e veja a onde voce  está cometendo o erro, a onde voce  pode  modificar( dentro de voce) tudo isso.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SOMOS TODOS HIPOCRITAS!!!!!

A hipocresia não é apenas enganar  ou fingir a outrem.Ser hipocrita no sentido mais amplo da palavra é enganar e fingir  para  nós mesmos.Não conseguimos ser honestos sobre os nossos próprios sentimentos.Não admitimos e não sabemos reconhecer os nossos sentimentos na sua verdadeira essência;e isso é uma das facetas mais sutis da hipocresia humana.Estamos sempre nos apresentando aos outros sob uma ótica que não corresponde ao que sentimos intimamente, seja ela  de forma intencional ou não, por isso estamos sendo hipocritas.Somos falsos sem o desejar.Hipocritas sem consciência.Pela nossa incapacidade de reconhecermos o que se passa em nosso íntimo, em nosso coração é que nascem os conflitos e a discórdia.Sejam eles internos  e principalmente  externos .
Em todos os nossos relacionamentos, sejam eles  familiares , com amigos  ou colegas  de trabalho, buscamos o alimento que nutre a nossa alma.Se nos sentimos bem em um ambiente de fofocas, sempre encontraremos o que dizer.Se somos tomados  pela disconfiança, semearemos  a descrença.Se somos enganados pela inveja, vamos adotar uma conduta espúria.Somos, em verdade, os únicos responsáveis pela condição do ambiente em que convivemos.O que falta para nós é fazermos uma auto-análise mais honesta a partir da sinceridade conosco mesmo.Na realidade somos fingidos  conosco mesmo..Isso bastaria para nos trazer paz diante dos conflitos que surgirem, porque passariamos a perceber a nossa parcela de responsabilidade em relação a cada lance de nossas relações.

Qual a  sua opinião? Somos ou não  hipocritas ?


Texto baseado no livro " Quem sabe pode muito ,Quem ama pode mais" de Wanderley S. de Oliveira-1ª edição -setembro 2007.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O SIGINFICADO DA MÁGOA

"A mágoa é um sentimento aceitável, todavia,saber administrar os efeitos nocivos da ofensa em nossa vida, isto sim, constitui grave desafio ético cristão.É a arte de perdoar. 
Um dos efeitos nocivos da mágoa é a atitude de indiferença.A indiferença é um tentativa improdutiva da alma de tentar anular ou negar sentimentos , de isolar  o afeto que , em sua concepção, foi traído.Essa iniciativa seja consciente ou não, só tem como resultado o ebulir dos maus pendores.A tentativa de ser indiferente nos leva a fixar nos pontos falhos, nas más recordações e na constante sensação de desconforto perante os ofensores.É um esforço para impedir as vozes profundas da alma que solicitam a coragem de perdoar.Não conseguindo,redunda em males a nós mesmos.

Quando aqueles que se magoaram preferem a indiferença temporariamente, em alguns casos,torna-se até justificavel a indiferenca em relação ao ofensor, desde que não estejamos indiferentes à mutação de sentimentos que saltitam em nosso coração em relação a ele.Indiferença temporária ao ofensor para dar tempo de minimizar os efeitos da ofensa no ofendido.No entanto,se for uma opção definitiva,uma escolha consciente e irreversível,estaremos caindo nas garras do orgulho e lutando  contra a tendência natural da alma na busca de sua recuperação espiritual,cuja inclinação é,para a aproximação, a afetividade.
A mágoa cristaliza nossa visão no lado menos feliz das pessoas que nos ofenderam.Sob efeito da ofensa,somos capazes de esquecer,automaticamente,o afeto e os momentos de alegria que tivemos com nossos ofensores.Esse talvez seja seu pior efeito.
Perdoar não significa somente esquecer a ofensa.Perdão é emoção  e não memória.Não apagamos a memória mas a ressignificamo-na.
A prova mais autêntica de perdão no mundo íntimo é quando conseguimos resguardar o nosso foco mental nos aspectos das pessoas que nos ofenderam.Evidentemente,que me refiro às pessoas que tivemos a oportunidade de conhecer e fruir amizade, carinho e momentos gratificantes que,sob o manto negro da ofensa,passam à condição de adversários.Esquecemos tudo de bom que nos uniu àquela pessoa e fixamos a mente no deslize do ofensor.
Muitos pensarão  que isso é uma utopia, como podemos pensar na virtude de quem nos agrediu ou lesou?.Isso depende de conhecermos  com profundidade quais são as razões que nos prendem à nossa mágoa e ao nosso ofensor.Quais os motivos profundos que nos atrelam à mágoa em relação a alguém.Quase sempre na raiz de nossas mágoas há interesses pessoais contrariados.Ou seja, feriram o nosso orgulho.Mexeram com a nossa auto - estima..Porque então nos sentiriamos ofendidos  se não houvesse algo de pessoal?A mágoa expressa um sentimento de injustiça.Jamais a sentimos dissociada da sensação de perda,lesão.Quando somos agredidos ou recebemos ameaças de agressão,entra em ação a emoção da raiva,para nos proteger.É o escudo contra o que pode nos machucar.É um sinal do coração para que o ofendido descubra pela dor algo importante para sua caminhada.E quando descobrir tomará o ofensor como grande instrutor de sua vida.A mágoa tem como elemento emocional básico a raiva que faz parte do sistema defensivo da alma.
Caminhamos entre o sincero desejo de ser útil e as velhas ciladas da sombras do interesse pessoal.
Na atualidade, ocorre um processo muito doloroso em nossa vida mental.Como buscamos a melhoria espiritual,estamos removendo as base de um edifício de ilusões que nos serviram de alento e segurança nos milênios.O ruir desse edifício é ameaçador.Hoje estamos literalmente magoados com a Verdade, a Verdade sobre nós.Temos raiva de saber o que estamos descobrindo sobre nossa vida.Não a vida externa , mas aquela que trazemos dentro de nós mesmos.Estabelecemos um processo de autocobrança e autopunição face a essa realidade,tornando-nos facilmente melindráveis,magoáveis.A sofreguidão desse auto-encontro faz-nos irritáveis, frágeis  psiquicamente para qualquer correção menos fraterna.
E ninguem, em são juízo,pode afiançar que sejamos almas abnegadas.O interesse próprio ainda é o motor de nossas ações mesmo no terreno da espiritualização.Raramente adentramos o campo moral da virtude.Nosso processo de aperfeiçoamento ainda reasteja nos domínios da desilusão.É o preço que pagamos para vencer a ignorância que teima em manter-nos cegos acerca da nossa realidade moral.
Todavia, nesse cenário,ninguém passará sem experimentar a dureza dos  chamados.Muitos desses chamados virão de irmãos de caminhada e serão tomados como agressões geradoras do ressentimento.Conquanto não devamos  incentivar o clima da fraqueza mórbida que deveria se substituída pela amabilidade,queiramos ou não, através da  leitura do evangelho  recebemos um convite para as descobertas interiores e, muito delas,serão realizadas sob a chancela da ofensa.  
O ofensor,seja ele intencional ou não, vai passar pela nossa vida e se vai ; a mágoa, por sua vez,será transportada conosco até o instante que descobrirmos o seu significado divino, o que ela tem para nos ensinar.No entanto,se não percebermos o quanto ela nos faz mal,poderemos não só perder o fruto do que  ela pode nos ensinar e, além disso,ao cultivá-la em redoma na vida emocional(ou seja, dentro de nós),adular um  projeto de carcinoma fulminante.
Não existe sentimentos na vida íntima que não tenham significado educativo para a nossa caminhada.Determinar o que se pode ou não sentir é uma sequela do religiosismo estéril,deseducativo.A carência de noções sobre a realidade interior,especialmente sobre os sentimentos,responde por inúmeras atitudes desconectadas da verdadeira intenção de melhorar.A reforma íntima será a resultante da habilidade em lidar com o desconhecido universo da realidade profunda do inconsciente,no qual jazem mecanismos perfeitos de evolução que necessitamos  esquadrinhar.Sem entender nossa vida afetiva,rodaremos em círculos de dor com reações aprendidas tais como a culpa,a rivalidade silenciosa, a vergonha, o remorso e a própria raiva reprimida que se converte em estado  melindroso,depois em mágoa e rancor, e , mais adiante, no ódio.
Perdoar é compreender.Quem perdoa entendeu as razões da mágoa.Para perdoar não teremos que entender, necessariamente, a conduta do ofensor, mas as razões de nos sentirmos ofendidos.Claro que falo de mágoas e perdas na relações e não dos casos graves de maldade e traição nos quais existem agressões severas,envolvendo inclusive bens materiais e a vida corporal.Nesse estágio penetramos os domínios da violência e as seguelas vão muito além da mágoa.
A mágoa é um  desgosto cujo objetivo é nos ensinar algo que não estamos querendo ver de outro modo.Assim como a raiva que tem finalidades importantes no crescimento, a mágoa tem liçoes profundas quando desejamos olhar para nós.Aliás, a mágoa,quase sempre,é a raiva congelada,isto é ,sentimos raiva em algum momento e não utilizamos esse sentimento com equilíbrio.Posteriormente,essa raiva cria uma mutação e transforma-se em ressentimento.
O perdão siginifica reconhecer conosco mesmo o que estamos perdendo,em que  estamos sendo contrariados e porque nos sentimos lesados.Essa auto-aferição é fundamental para nossa paz.No fundo,perdoar significa cuidar de nós mesmos e reconhecer a natureza da contrariedade que experimentamos.Sem isso,continuaremos ignorantes sobre as nossas perdas e quais são os interesses pessoais que a vida nos solicita que façamos uma revisão."

Reflexionando sobre esse texto verificamos que antes de qualquer  coisa  devemos em primeiro lugar buscar  dentro de nós  o nosso auto conhecimento ,através das coisas que nos acontecem no exterior, a fim de podermos  ir buscando o nosso crescimento espiritual.Crescimento este que deve ser embasado, sempre, na máxima que nos foi ensinada a mais de 2.000 mil anos atrás " Amarmos os outros como nós nos amamos".

Extraido do livro " Quem sabe pode muito Quem ama pode mais" do Wanderley Soares de Oliveira