sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NOSSOS CICLOS


Durante nossa vida passamos por vários ciclos: infância, juventude, maturidade e velhice. Vivemos também ciclos de alegria, de tristeza, de namoro, de casamentos, de trabalho, de descanso, até o ciclo de retorno, que é também, comumente chamado de “morte”. Porém a morte nada mais é do que parte do ciclo da vida; um ciclo de retorno ou de passagem  para o outro ciclo natural.

Os ciclos são impulsionadores, de continuidade da vida, pois sem eles não haveria continuidade de nada. Como seria  o dia  sem a noite para lhe  impulsionar , da mesma  forma  como seria a noite  sem o dia .

A maioria das pessoas tem dificuldade  com ciclos , principalmente em encerrá-los; então o ciclo retorna a partir dele mesmo quando deveria  expandir em continuidade rumo a uma nova  origem. Isto predispõe que  coisas, situações, pessoas,sentimentos,relacionamentos que deveriam se encerrados  em nossas vidas, até mesmo por uma  decisão interna ou por uma situação externa de termino , não se  encerram , continuando sua ação de forma que os conteúdos  acabam retornando a nós , mesmo  que  não os queiramos  mais. Isso são os chamados  “ Ciclos Viciosos”. Os ciclos trazem naturalmente a força da continuidade, portanto é necessário deixá-los  caminhar em seu rumo natural.
A dificuldade de encerramento de ciclos traz o apego  ao velho , ao passado  onde há uma teima em que  tudo ou alguma coisa permaneça como sempre  existiram.Dessa forma quantas  vezes sofremos por não aceitarmos que o tempo passou, que as  coisas mudaram, que  não se é mais jovem ,q eu  o casamento acabou, que os filhos cresceram, que a família não é mais a mesma, que a empresa mudou, que o mercado  de trabalho não é mais o mesmo , que algumas pessoas não fazem mais parte  de nossa  vida, enfim, que  o  tempo passa e com ele se evidenciam os sinais dessa passagem.
Seremos  sempre impulsionados à continuidade de nossa existência  e assim, não podemos e não temos força para  determos a continuidade natural dos ciclos.Portanto deixemos livre os ciclos para que ele nos conduza
àqueles que devam ser encerrados  e sustentarmos os que devem seguir em continuidade.
Se não queremos mais os ciclos viciosos em nossas vidas, trabalhemos com o desapego  ao velho,encerrando os ciclos para que assim , de forma   natural,seja  impulsionado  ao novo ciclo que  nos aguarda.como  o próprio dito popular  fala “ Quando se fecha  uma porta , se abre um portal “ , ou seja , quando encerramos um ciclo, em seu momento real  de termino , mesmo que esse ciclo , em algum momento   de nossas vidas tenha sido  muito bom, um outro com muitas  oportunidades se  abre para  nós, nos trazendo a  força  da continuidade para  o  novo.

Texto tirado  do livro  Visão Gestadora – A  visão  em
Teia  - de Ramy Arany.
 

Nenhum comentário: